Apresentação
Downloads
Artigos
Links
Livros

Biblioteca > Artigos > Net Elos - a experiência de implantação de um cadastro social na Associação Beneficente Direito de Ser

Artigos

Net Elos - a experiência de implantação de um cadastro social na Associação Beneficente Direito de Ser

Otildes Duarte

O Sistema de Gerenciamento de Programas Sociais foi construído pelo Serviço Social da Associação Beneficente Direito de Ser e Tagview (empresa responsável pelo software). Hospedado na Web, é uma ferramenta de gestão que contempla dois âmbitos: o organizacional e o específico do serviço social.

No âmbito organizacional, o sistema contém uma base de dados dos usuários e dos programas por eles acessados, permitindo a elaboração atualizada de relatórios mensais para a instituição, parceiros e poder público.

No âmbito do serviço social, o sistema é um instrumental, com foco na família. Tomamos como base o texto escrito por Martinelli e Koumrouyan (l994), onde instrumental é entendido como o conjunto articulado de instrumentos e técnicas que permitem a operacionalização da ação profissional resultante de uma dada visão critica da realidade com interferências tanto de natureza estratégica ou tática como técnica, decorrentes do uso de conhecimentos - habilidade e criatividade. O instrumental não é nem o instrumento, nem a técnica, tomados isoladamente, mas ambos, organicamente articulados em uma unidade (entrevista, relatório, visita, reunião, observação participante, etc.), produto desta visão concebida.

O Sistema foi implantado em julho de 2004 na entidade, e todas as famílias foram cadastradas; o que nos permite gerar relatórios atualizados sobre o perfil das famílias com as seguintes dados: características do domicílio, situação de moradia, abastecimento de água, esgoto, coleta de lixo, energia elétrica, dados individuais de cada membro da família, raça, religião, estado civil, documentação, composição familiar, situação familiar, renda familiar, escolaridade, qualificação profissional e situação no mercado de trabalho. Permite também relatórios de atendimentos: por famílias e por tipo de demandas. Nesse item, é de se destacar a possibilidade que o sistema oferece de incluir dados confidenciais, acessados somente pelo técnico, mediante senha pessoal, e onde a intervenção, o monitoramento, e o trabalho em rede são registrados.

Resultados Obtidos:

O Sistema de Gerenciamento de Programas Sociais foi socializado com a FEAC que, acreditando na idéia de ter uma rede de informações, está desenvolvendo um projeto piloto com 9 entidades sociais de Campinas. Os cadastros somam quase 800 famílias com 3.500 membros. As entidades, que aderiram à proposta, concentram-se na Região Norte de Campinas, o que nos permitirá, inicialmente, um mapeamento do perfil do usuário dessa região, contribuindo para uma intervenção mais qualificada e para a implementação de Políticas Públicas específicas.

Otildes Maria Michel Duarte - Assistente Social e Especialista em Administração Pública pela FGV-RJaneiro.


Leia outros artigos!

Nossos Parceiros
Dahruj Honda
Fepas
Ícaro

Conheça a lista completa!


Galeria
 

Home | Instituição | Ações | Parceiros | Colaboradores | Imprensa | Biblioteca | Galeria | Contato


Copyright © 2005 | Direito de Ser. Todos os direitos reservados. Produção Giro MKT